Total de visualizações de página

Confira a hora certa!

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Os 75 anos da Nacional

A Nacional do Rio fez 75 anos dia 12 deste mês. Como nunca antes, houve um show de variedades ao vivo na Praça da República, juntando-se a MEC AM, com o mesmo tempo de existência. Três dias depois o aniversário da tradicional rádio, referência dos anos dourados, foi tema de “Caminhos da reportagem”, na TV Brasil, uma das integrantes da EBC-Empresa Brasil de Comunicação, que congrega as hoje classificadas de emissoras públicas.
Quem aniversariava era a Nacional do Rio, mas a metade do bolo ficou para a Nacional da Amazônia, criada em anos posteriores, já na época da extinta Radiobras. O programa apresentado por Neise Marçal* e dividido em seis blocos, concentrou-se no “Viva Maria”, de Mara Régia, 30 anos no ar, que trata, segundo ela, da “geografia feminina”. O “Viva Maria”, um defensor dos diretos da mulher e dos preceitos da educação doméstica, é um fenômeno de audiência na região, mais especialmente nas cidades periféricas do Estado do Pará.
Da aniversariante propriamente, “Caminhos da reportagem” pincelou um mosaico sobre as novelas, programas de auditório, os 27 anos do “Repórter Esso” e a cobertura da Copa do Mundo de 50, no Maracanã, em narração do Antônio Cordeiro. Sobre as atrações dos dias atuais, mostrou os bastidores de “Dorina ponto samba” (Dorina e Rubem Confete), “Rádio maluca”, infantil (Zé Zuca) e “Época de ouro” (o conjunto e Cristiano Menezes, apresentador.)
O programa mostrou, ainda, os remanescentes dos áureos tempos, Gerdal dos Santos (46 anos em atividades) e Daysi Lúcidi (“Alô Daysi”, 40 anos em cartaz, pioneiro em prestação de serviços). Foram também focalizados, em depoimentos, o principal narrador de esportes da emissora, Carlos Borges, o diretor superintendente da EBC, Orlando Guilhon, além dos jornalistas e pesquisadores Sônia Virgínia Moreira e Ruy Godinho, entre outros estudiosos do assunto.


/o/ Locutora, produtora e atriz, Aldenora Santos, a “Pudica”, completou na quarta-feira 14 deste mês, 60 anos de rádio. A Globo, através do “Show do Antônio Carlos”, do qual ela é componente, prestou-lhe homenagem pela data. Aldenora recebeu do diretor executivo Giovanni Faria uma placa comemorativa, sendo cumprimentada por colegas e funcionários da empresa.
O comunicador Antônio Carlos, seu companheiro desde os tempos em que atuaram na Tupi (eles trocaram de prefixo em janeiro de 1987) enalteceu as qualidades da pessoa e profissional, afirmando que “ela é um exemplo para todos, em quem os jovens devem se espelhar”. As participações de Carlos Bianchini e Cidinha Campos emocionaram a veterana radialista.
* Neise Marçal foi repórter da Rádio Tupi na década de 80 e, apresentadora da Nacional em curto período, após a revitalização em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário